728 x 90

  • Veja Também

    quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

    Nossa História - 1ª Igreja Batista em Parnaíba

                  No final do ano de 1954, chegavam a Parnaíba, os missionários Norte-Americanos _ John Stukey e George Hansen com o objetivo de Plantar a Semente do Evangelho em nossa Cidade através do trabalho Batista. Foi tudo muito difícil, pois naquele ano a grande movimentação da Cidade girava em torno da peregrinação da imagem de Fátima vinda de Portugal. Contudo eles não hesitaram em dar continuidade à pregação da Palavra de Deus. Diante mesmo da grande perseguição contra os crentes, no dia 03 de Novembro de 1955 era organizada oficialmente a Primeira Igreja Batista em Parnaíba. De inicio na Rua Vera Cruz, hoje Ademar Neves, e no ano seguinte – 1956, na Av. Capitão Claro esquina com a Av. Chagas Rodrigues, ali onde hoje funciona uma farmácia.
                 Diga-se de passagem, na época existiam poucas Igrejas Evangélicas em Parnaíba, e eram elas: Assembléia de Deus na Rua Dr. João Cândido, Cristã Evangélica Betel, que funcionava na Rua Pedro II, eqüina com Florindo de Castro; Igreja Adventista na Rua Pedro II Centro e a Igreja Presbiteriana na Praça da Santa Casa, esquina com Álvaro Mendes. Um ano depois de organizado o trabalho da Primeira Igreja Batista – através da Missão Conservadora, em 1956 foi organizado o trabalho da Igreja Batista Memorial – Zacarias Taylor, da Convenção Batista Piauiense.
                   Como membros da Primeira Igreja Batista em Parnaíba nos seus cinco primeiros anos os irmãos: Cavalcante, Joaquim, Raimundo Pena Forte, Enéas Solano Lopes e esposa Mundica (Pais do atual Diácono Jaime Linz), Arabela, Francy, Mario Barros (hoje Pastor em São Paulo), Laura Barros, Miriam, Idelfonso, André Brito, Boaventura Vieira de Castro (Logo depois se formou no Seminário em Floriano, e tornou-se o primeiro Pastor brasileiro da Primeira Igreja Batista em Parnaíba), Maria Reis, Maura, Maria Ferreira, Raimunda Ferreira, Maria Fontenele e Família, Vilma e Família.
                       Na proporção que as pessoas iam se convertendo, as perseguições aos crentes iam aumentando. Um fato que marcou muito e foi presenciado por grande multidão, inclusive pelo Diácono Jaime Linz, foi uma grande queima de Bíblias que aconteceu no Campo das Mercedes, isso promovido pelos Padres da Igreja Romana em Novembro de 1959, num trabalho chamado de “Santas Missões”.

                  A Primeira Igreja Batista em Parnaíba até que se posicionasse definitivamente em seu Templo próprio na Av. das Normalistas, ficou quase por três anos na Rua 3 de Maio, Bairro Guarita, num prédio onde hoje funciona o Sindicado Rural.

                  Foi um tempo muito difícil para o povo de Deus naquela época, os que eram chamados de protestantes. Durante os Cultos as pessoas xingavam, atiravam pedras, areia, enfim, faziam todo tipo de perseguição, com o único objetivo de impedir o livre acesso da Evangelização na Cidade. A Bíblia Sagrada afirma que sobre a Igreja de Cristo:

    “...as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”  _Mt.16.18
          
         Pela ordem, foram estes os primeiros Missionários e Pastores que por aqui passaram:

    Mis. George Hansen – Pioneiro até 1959
    Mis. John Stukey – até 1960
    Mis. George Odon – até 1959
    Mis. Leon Cooper – Chegou em 1961 e construiu o Templo
    Mis. Alvin Palfenier – 1963 a 1968
    Mis. Laurence Jordan – apenas um ano - 196
    Pr. Boaventura Vieira Castro – 1960 - 1970
    Pr. Genésio Calado
    Pr. Wilson Tadeu
    Pr. Paulo Cezar Barboza Leão – 1990 – 1991
    Pr. Carlos Alberto Leitão – 1994 – 1997
    Pr. Claudionor do Nascimento Costa – 1998 – 2006

             Atualmente – Pr. Ricardo Nunes Sena

                    Pelo fato da nossa Igreja ter ficado um longo período sem Pastor os irmãos abaixo relacionados ficaram à frente dos trabalhos por alguns anos:
    Jaime Linz Solano Lopes – Diácono
    Ovídio Vieira de Castro – Diácono
    Gervázio Galeno – (atualmente na Igreja do Evangelho Quadrangular)
    José Gonçalves Pereira – (atualmente pastoreia uma Igreja em Teresina)

                    São passados muitos anos de lutas, lagrimas e vitórias em Cristo Jesus nosso Senhor. Todos os que por aqui passaram, em Cristo tornaram-se mais que vencedores. 

                    O trabalho de todos aqueles que já se foram, e os remanescentes que ainda pelejam na boa obra não tem sido em vão, tem-se visto ao decorrer da história dos Batistas em Parnaíba os grandes feitos do Senhor, almas sendo salvas e libertas do julgo do diabo, vidas sendo restauradas, homens, mulheres, jovens e crianças sendo curadas, e o Deus eterno sendo glorificado.

                   A Primeira Igreja Batista em Parnaíba tem sido em Cristo, um referencial para todos os que por aqui passam, sejam os da mesma fé ou os sem igreja.

    Por Jaime Linz 
    (Diácono e Radialista)



    FONTE: http://www.proparnaiba.com/
    • Blogger Comentários
    • Facebook Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Expresse aqui a sua opinião. Seu comentário será publicado após análise de nossos moderadores.

    Item Reviewed: Nossa História - 1ª Igreja Batista em Parnaíba Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Voltar para o Topo